Ao pensar em abrir um negócio, o empreendedor tem muitas ações a providenciar, que devem ser minuciosamente planejadas, em sua busca pelo sucesso. Várias delas referem-se ao imóvel, pois é diretamente ligado ao projeto e resultados alcançados pela empresa. Por isso, é muito importante fazer uma Avaliação Imobiliária antes de assinar um contrato de locação ou compra.
Usar a Avaliação Imobiliária ao escolher um imóvel para fins comerciais ou fabris evita prejuízos causados por valores inadequados, além de outros problemas posteriores. Para falarmos dessas características, preparamos o nosso artigo de hoje. Leia, saiba mais e fique à vontade para comentar em seguida!
O que é a avaliação de imóveis ?
A Avaliação Imobiliária é um trabalho técnico-científico, regido pela NBR 14653 e IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, que apura o valor de mercado de uma propriedade, com ou sem construção, por meio de uma detalhada verificação desta e seu entorno.
Esta norma é subdividida em sete partes, sendo a primeira a de Procedimentos Gerais e as outras relacionadas ao tipo de bem aferido, inclusive os Empreendimentos (Parte 4). Assim, quando o especialista faz a Avaliação Imobiliária, ele usa os parâmetros direcionados à situação real da empresa, seja comércio ou indústria, independente de estar na fase da concepção ou até desmonte.
O relatório resultante da análise, realizada pelo Engenheiro de Avaliações, é o Laudo de Avaliação de Imóvel, um documento essencial em inúmeras questões, como: compra, venda, locação, desapropriações, gestão patrimonial e de ativos, garantia em financiamentos e também em litígios (divórcios, heranças, indenizações trabalhistas, reintegrações de posses e outros).
Por que usar a Avaliação Imobiliária ao escolher um imóvel para fins comerciais ou fabris?
É indispensável usar a Avaliação Imobiliária ao escolher um imóvel para fins comerciais ou fabris para saber o quanto é justo pagar na locação ou compra (pois o valor de mercado já terá sido apurado de maneira técnica).
É claro que num contrato livre, sema discussão sobre direitos ou obrigações, o proprietário pode determinar o que quer e o comprador ou locador aceita se quiser, mas quando envolve algum tipo de contenda, então a Avaliação Imobiliária é imprescindível para que as transações sejam corretas, práticas, rápidas e vantajosas.
Exemplos:
• renovação ou revisão de um aluguel, em que o locador esteja solicitando um valor com o qual o locatário não concorda;
• gestão dos ativos, incluindo fusão e liquidação/dissolução de sociedades empresariais;
• indenizações trabalhistas;
• desapropriação do imóvel pelo Poder Público.
Outras utilidades:
• acesso a financiamentos/liberação de créditos para a firma, com o imóvel como garantia;
• levantamento patrimonial/inventário.
Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto