Margem de negociação para venda
Ao estabelecer o preço de um imóvel, os proprietários, imobiliárias e incorporadoras geralmente incluem uma margem de negociação para venda.
Consulte um corretor
Um corretor poderá ajudá-lo a definir valores, pois é um especialista no modo como avaliar um imóvel. Consulte no website do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) de seu estado a tabela de honorários.
Essa avaliação pode ser verbal ou escrita – o parecer técnico de avaliação mercadológica. Esse documento apresenta todos os motivos técnicos pelos quais o imóvel tem aquele valor.
Enquanto a avaliação verbal pode ser feita por qualquer corretor, o parecer técnico só pode ser realizado por profissional que tenha diploma de avaliador imobiliário. Ele é conferido a corretores que tenham curso superior em gestão imobiliária ou de especialista em avaliação imobiliária pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).
Engenheiros e arquitetos também podem fazer pareceres técnicos de avaliação, com base na norma nº 14.653, da ABNT. Porém, existem aspectos mercadológicos que os corretores de imóveis está mais preparados para analisar.
Pesquise imóveis semelhantes
Uma boa maneira de definir o preço de um imóvel é buscando referências. Pesquise o valor de unidades habitacionais com características semelhantes, localizados na mesma região.
Fique atento: há ofertas verdadeiras, outras não
Quanto o proprietário tem pressa em vender o imóvel, pode fazer bons descontos.
Existem também os proprietários que supervalorizam seus imóveis, pedindo valores muito acima do que valem.
Verifique a documentação
Uma providência importante é verificar sua documentação. Solicite no Cartório de Registro de Imóveis a matrícula atualizada do imóvel. Peça também uma certidão de ônus reais. Ainda é recomendado pedir uma certidão negativa de débitos condominiais.
Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis
Seu feedback é importante para a Grupo Britto. Poste uma avaliação no nosso perfil. https://g.page/r/CX431nqKz_WaEAI/review
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto