A avaliação de um imóvel é fundamental para o mercado imobiliário, além de uma ótima fonte de renda extra para corretores e corretoras imobiliárias. O cinco sinais de que você está no caminho certo para emitir bons laudos de avaliação de imóveis são:
1 – Você tem a certificação de um avaliador de imóveis
Muitas pessoas não sabem quem faz a avaliação de imóveis ou como ser um avaliador de imóveis. O primeiro passo, além de ter um certificado do CRECI, é possuir um CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários).
2 – Você confere a documentação do imóvel
A checagem da documentação é um passo indispensável para a avaliação de imóvel para venda, mas não só. Além de aumentar as possibilidades de uma negociação segura, o corretor contará com a garantia de atuar em conformidade com a lei.
3 – Você pesquisa sobre a localização e as tendências da região
Tente estudar a localização de cada imóvel e entender qual é o movimento comercial e imobiliário na região. Comprar imóveis como uma forma de investimento é uma das maiores tendências no mercado atual, se possível, estude as possibilidades da região crescer no curto e médio prazo.
4 – Você estuda constantemente o mercado imobiliário
Para além da importância das projeções, é essencial que você recorra a um estudo de como está o mercado atual. Momentos de instabilidade econômica costumam afetar bastante o setor imobiliário.
5 – Você sabe escolher o melhor método de avaliação de imóveis
Para entender o que realmente valoriza um imóvel é preciso conhecer muito bem as normas que regem a avaliação, regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na NBR (Norma Brasileira) 14.653-2.
Com esses critérios em mente, o avaliador de imóveis também precisa conhecer os métodos de avaliação mais comuns no mercado e saber escolher o melhor para cada imóvel. Os métodos mais conhecidos são:
- Método comparativo direto de dados de mercado;
- Método evolutivo e involutivo;
- Método capitalização de renda.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto