Quando decidimos economizar dinheiro para comprar uma casa, precisamos considerar uma série de fatores. Um ponto muito importante ao longo desse processo é a valorização de imóveis.
O que é a valorização de um imóvel?
No ramo imobiliário, muito se fala sobre a valorização de empreendimentos. Mas, afinal, o que isso significa? Basicamente, é um processo a que todas as construções estão sujeitas — sejam elas comerciais ou residenciais.
Com o tempo, elas tendem a passar por um reajuste no seu valor inicial, apresentando um aumento significativo em relação àquele que foi pago pelo primeiro proprietário.
Existem outras razões externas para que aconteça uma valorização imobiliária. Entre as principais, destacamos:
- aumento do número de habitantes da região;
- melhores taxas de juros para quem pretende financiar um empreendimento;
- boas ofertas e demandas de espaços na área;
- melhorias de infraestrutura em seu entorno.
Quais os indicadores de valorização imobiliária?
Fora os fatores externos, há diferentes pontos capazes de valorizar um imóvel e que vão além de uma simples reforma. Para que você faça a melhor escolha, é importante conhecer esses elementos:
Localização
Sem dúvida, a localização é o fator que mais influencia a valorização imobiliária. Em geral, empreendimentos localizados perto das áreas centrais têm mais chances de ter o seu valor aumentado do que aqueles que ficam em regiões mais afastadas. Isso porque, nesses bairros, existem boas opções de comércio, centros médicos, transporte público e locais de lazer e entretenimento.
Segurança
Logo depois, vem a segurança. Esteja você vivendo em uma cidade grande ou não, considerar a segurança da sua família é fundamental. Para tanto, vale analisar bem a região escolhida é vista com bons olhos pela população local.
Infraestrutura
A infraestrutura diz respeito ao pavimento correto das calçadas, ao acesso a internet e iluminação e a uma vasta rede de estabelecimentos de diferentes serviços. Em outras palavras, locais como padarias, hipermercados, agências bancárias, shoppings e escolas ou universidades.
Área de lazer
Nos últimos anos, as pessoas estão mais empenhadas em investir em questões que envolvem saúde e bem-estar. Isso pode ser percebido pelo aumento de empreendimentos com espaços próprios para o lazer, o descanso e o relaxamento.
Estrutura da residência e do condomínio
Ao mesmo tempo, não podemos deixar de citar a estrutura do imóvel e de seu condomínio. De acordo com o que for oferecido aos moradores, é possível que seja grande o impacto no valor final de uma negociação.
Documentação do imóvel
Acredite, a documentação de um imóvel influencia diretamente sua valorização com o passar do tempo. A razão disso é que você somente conseguirá fechar um bom negócio caso toda a papelada esteja em dia. Ou seja, sem pendências, impostos ou taxas atrasadas.
Dito isso, é válido analisar se a propriedade tem algum débito na Prefeitura de sua região, assim como se ela está integrada a qualquer tipo de inventário.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto