Realizar uma compra no mercado imobiliário é um processo que exige calma, principalmente por conta dos altos valores envolvidos. Nesse contexto, a avaliação de imóveis pode ser uma prática interessante, pois ajuda na definição das opções a serem escolhidas. Veja sete aspectos a serem observados na avaliação de imóveis antes de fechar negócio!
1 – Analise a localização
A localização da propriedade é um dos principais aspectos a serem avaliados. Mas vale destacar que não basta conhecer o bairro em questão: é preciso se familiarizar com a rua para, assim, verificar se a construção se encontra em um ponto tranquilo, por exemplo.
2 – Preste atenção no valor do condomínio
O valor do condomínio é outro ponto que merece destaque em uma avaliação de imóveis. Assim, antes de iniciar a busca por uma nova residência é fundamental ter ciência do seu padrão financeiro.
3 – Confira a documentação do imóvel
É preciso atentar à documentação da propriedade, principalmente em unidades usadas. Para tanto, procure a certidão de registro de imóveis no cartório (será preciso apenas o número de matrícula). Esse documento mostra todo o histórico da construção, bem como sua situação atual.
4 – Observe o tamanho
Obviamente, as opções disponíveis são inúmeras e as características dos imóveis, diversas. Para não ficar “perdido” no momento da escolha, é recomendado definir alguns critérios antes mesmo de se iniciar a busca. Um dos mais importantes é o tamanho do imóvel. Essa é uma questão difícil, pois depende de inúmeros fatores.
5 – Conheça a vizinhança
Muitas pessoas consideram a vizinhança como um tipo indireto de localização, pois os vizinhos impactam, positiva ou negativamente, na qualidade de vida de uma família. É preciso destacar que problemas com vizinhanças são alguns dos principais motivos pelos quais há mudanças de casa.
6 – Verifique a parte elétrica e hidráulica
A estrutura é outro fator que deve estar presente na avaliação de imóveis. Os pontos que mais apresentam problemas, principalmente em residências usadas, são os elétricos e hidráulicos. Sendo assim, antes de assinar o contrato, é preciso prestar atenção em algumas situações. Verifique, por exemplo, se o circuito elétrico está completo e em perfeitas condições. Para tanto, procure por resíduos de superaquecimento ou manchas escuras em disjuntores, tomadas e interruptores.
7 – Não se esqueça da segurança
A segurança é mais um aspecto fundamental a ser considerado na avaliação de imóveis. Portanto, verifique se o edifício tem porteiro e, em caso positivo, observe como foi a abordagem em sua chegada.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto