Para este guia, utilizamos como referência o método comparativo, mais comum nesses casos.
1 – Análise e vistoria
Nesta etapa, são levantados os dados que influenciarão no valor de mercado. De posse da documentação necessária e ciente do objetivo da elaboração do laudo, deve ser realizada a vistoria o imóvel (características estruturais e arquitetônicas) e a região em que se encontra (características físicas, econômicas e estruturais, como calçamento, transporte público, entre outros).
2 – Pesquisa de Mercado
Em seguida, deve-se realizar uma amostragem com valores comerciais de até 20 imóveis similares, verificando tanto o preço de anúncios quanto valores de negociações reais. Contudo, esses valores, normalmente, vêm acrescidos de margens de negociação e comissões de corretores e imobiliárias.
3 – Média do valor do metro quadrado das amostras
Com a lista de amostras, é feita uma média aritmética a fim de se obter o valor do metro quadrado. Em seguida, soma-se o valor do metro quadrado de cada amostra e divide-se pelo número total delas.
4 – Média final do valor do metro quadrado
Para se estipular o valor final do metro quadrado, deve-se estabelecer um intervalo de tolerância das amostras em 20% para mais e 20% para menos. Assim, eliminam-se as amostras fora desse intervalo e, então, é feito uma nova média aritmética com as amostras que restaram.
5 – Valor médio final
O valor do metro quadrado é, então, multiplicado pela metragem do imóvel, chegando-se a um valor final médio. Nesse cálculo, deve-se considerar ainda a variação dos limites nessa metodologia entre 1 a 10%.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto