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Saber como fazer captação de imóveis é essencial para o corretor que deseja se destacar no mercado imobiliário, ganhar novos clientes e possíveis indicações.

Em tempos de alta competitividade no mercado imobiliário, aumentar a captação de imóveis é essencial para o profissional que almeja se diferenciar da concorrência e conseguir sucesso no setor. Essa atividade é o primeiro passo para fechar qualquer transação imobiliária e, para que a negociação seja bem-sucedida, ela deve ser feita da maneira correta desde o início.

A captação de imóveis consiste em procurar imóveis que estão disponíveis para venda ou locação que serão destinados para demandas específicas ou para aumentar a carteira de ofertas do corretor ou da imobiliária.

Captar imóveis envolve a procura das melhores oportunidades de negócio. Por isso, a captação é extremamente importante no setor imobiliário e merece uma atenção especial dos profissionais.

Para que o processo seja feito de maneira eficiente, o captador de imóveis precisa ficar atento a alguns assuntos, tais como procurar por propriedades realmente boas, entender as tendências do mercado imobiliário, estar bem preparado no ambiente online e outros detalhes do setor que vão servir como base para fechar negócios de sucesso.

Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso.

1 – Aja com profissionalismo

O primeiro passo para conseguir uma boa captação de imóveis começa no profissionalismo que o corretor passa para o público. Fazer um cliente confiar em você não é propriamente uma coisa simples, especialmente em um setor que envolve transações com quantias bastante elevadas como o ramo imobiliário.

Por isso, é essencial sempre manter uma postura ética e correta, trabalhando de forma legal e sem apelar para táticas desleais e informações enganosas. Ter boa educação e investir na apresentação pessoal também ajuda. Mesmo que você não precise utilizar sempre terno e gravata, estar trajado com roupas sociais e sóbrias contribui para demonstrar competência e seriedade.

2 – Entenda as necessidades dos dois lados

Cabe ao corretor entender as principais exigências e particularidades do seu público para, em seguida, captar imóveis que vão fazer diferença na composição da cartela de ofertas do negócio.

Avalie os motivos que podem fazer o negócio afundar e os critérios que levarão ao sucesso de vendas. Por exemplo: localização, áreas comuns, espaço para os carros, tamanho do terreno e outras questões relevantes para a venda e a locação.

Quando se trata de captação de imóveis, um software para corretor ajuda bastante no relacionamento entre o profissional e o dono da propriedade com funcionalidades que oferecem toda a atenção que ambas as partes precisam, sendo uma delas o feedback ao proprietário. O recurso envia e-mails automáticos ao cliente, informando sobre o processo de venda, agendamento de visitas e outros detalhes que mantêm o dono do imóvel informado e satisfeito, podendo gerar indicações e oportunidades futuras.

3 – Esteja sempre disponível

A disponibilidade pode ser essencial para que as pessoas que queiram vender seus imóveis efetivamente resolvam trabalhar com você. Por isso, não caia na tentação de apenas ter um número para contato. Na captação de imóveis, é ideal ter um celular sempre ligado e com um mínimo de dois chips de operadoras diferentes.

Checar o seu e-mail diariamente também é fundamental. Mais do que isso, responda tão logo quanto puder. Por fim, não dá para não fazer uso dos aplicativos de comunicação. Eles são parte importante das relações interpessoais atualmente e a forma preferida de contato de muita gente. O WhatsApp, que é o mais popular deles, já resolve essa questão.

4 – Estabeleça boas conexões

Outro passo importante para aumentar sua captação de imóveis é investir no estabelecimento de boas conexões com os outros indivíduos que atuam nesse mercado. Isso vale não apenas para os profissionais de corretagem, mas também para a rotina imobiliária e demais colaboradores do ramo.

5 – Mapeie regiões estratégicas

Mapear regiões estratégicas é outra atitude bastante inteligente dos profissionais que querem se diferenciar na captação de imóveis. Isso proporcionará que você chegue antes de outros corretores, encontre grandes oportunidades e tenha uma excelente cartela de imóveis disponíveis quando os clientes procurarem por eles.

Procure não ter preconceitos ou opiniões pré-concebidas. Muitas vezes, bairros nobres podem estar em decadência. Já outras áreas que não eram valorizadas poderão experimentar um forte desenvolvimento. Mire em localidades que estejam recebendo empreendimentos imobiliários, estações de trens e metrô ou construção de shopping centers.

6 – Conheça as tendências do mercado

Conhecer as tendências do mercado imobiliário é outra atitude essencial para quem quer aumentar a sua captação de imóveis. Essa é outra forma de se antecipar à concorrência e conquistar a confiança dos proprietários das unidades que deverão despertar o interesse dos clientes dentro de algum tempo.

Para isso, é essencial acompanhar ao máximo as notícias do setor. Além de jornais, revistas e periódicos, a internet pode ser de grande valia para a captação de imóveis. A grande rede disponibiliza um número enorme de sites sobre o ramo e também fóruns especializados de discussão para profissionais de corretagem.

7 – Tenha um blog

Ter um planejamento de divulgação é fundamental. O ideal é investir especialmente nas estratégias de marketing digital, que são altamente eficazes e muito mais baratas do que os meios convencionais de propaganda.

Ter um blog sobre o mercado imobiliário, por exemplo, é uma atitude muito inteligente para fazer uma captação de imóveis pela internet. Nele, você pode disponibilizar conteúdos relevantes e artigos atraentes, que ajudarão a gerar credibilidade e autoridade no setor, gerando um diferencial e uma grande vantagem competitiva para sua imagem.

8 – Marque presença nas redes sociais

Atualmente, quem está fora das redes sociais está perdendo espaço para a concorrência. Se você quer aumentar sua captação de imóveis, ter perfis profissionais nesse tipo de mídia é fundamental. Comece com uma fanpage no Facebook e lembre-se de interagir com o público e responder às perguntas de outros usuários.

O Instagram também está fazendo bastante sucesso no Brasil e pode ser uma forma de observar as propriedades disponíveis no mercado para captar, especialmente se você fizer conexões com outros profissionais do ramo.

9 – Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing já foi considerado uma estratégia ultrapassada, mas a verdade é que ela tem se mostrado cada vez mais eficaz e positiva nos mais diversos campos do mercado. E, na hora de fazer a captação de imóveis, a coisa não é muito diferente: uma boa lista de endereços pode ajudar bastante.

Procure pegar sempre os dados de clientes ou parceiros e, com parcimônia, envie mensagens com temas atuais e interessantes. Quando estiver procurando algumas unidades específicas, não hesite em entrar em contato com a sua lista de contatos. Dessa forma, as pessoas irão espontaneamente até você. Esse conjunto de atitudes, naturalmente, vai aumentar a sua captação de imóveis.

10 – Oriente adequadamente

Quando o cliente fizer contato com você, não hesite em orientá-lo da forma mais completa e adequada. Procure detalhar todos os serviços que serão oferecidos na venda e os seus diferenciais no mercado. Mostre também a sua maneira de anunciar e quais são os seus veículos preferidos de comunicação e metodologias, de modo que o dono fique com total segurança.

Outro ponto que deve ser muito claro e bem elucidado é sobre o percentual da taxa de corretagem que você receberá ao finalizar a transação. Demonstre que o CRECI de sua região ou estado é quem tabela esse serviço e que você fará tudo de acordo com os preceitos do conselho de maneira ética e dentro da lei.

 

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.